Como tirar passaporte: passo a passo

Olá pessoal!


Tudo era novidade no início, não tínhamos nenhuma informação a esse respeito! Mas o site da PF foi muito útil para nos dar os detalhes sobre valores e documentação necessária para que pudéssemos retirar nossos passaportes.



Tudo foi feito online: emissão da guia de pagamento e agendamento. Após pagamento da GRU, fizemos o agendamento online. É simples! Basta acessar novamente o site e ir na opção 7 (Agendar atendimento). Essa opção só é válida quando a solicitação do passaporte e o pagamento da GRU já foram realizados.



Quando fomos à Polícia Federal na data em que agendamos para tirar nossas fotos. E aqui dou algumas dicas: evite ir pela manhã muito cedo, tipo 8:00h (seu rosto ainda pode estar inchado como estavam os nossos, rsrs). Mas se você não tiver problema com isso, vai cedinho mesmo que já resolve tudo no início do dia. Nós acordamos às 6:30h, mais ou menos, para estar lá pouco mais das 8 horas da manhã. Vá com roupa escura (pois o fundo para a foto é claro!). Para as meninas: não adianta colocar franjinha, cabelo solto, brincos grandes. Na hora eles pedem para retirar um pouco a franja da testa e descobri as orelhas (para facilitar o reconhecimento de face no aeroporto no momento da viagem). Acho que é isso.



Com 8 dias, os passaportes estavam prontos. Lembrando que existe um prazo limite para pegar os passaportes, acredito que são de 90 dias. Passou esse prazo e você não foi pegar, o passaporte não é mais entregue!



A validade do nosso é de 5 anos e pagamos R$ 157,06 por cada um. Pouco tempo após tirarmos os nossos, houve um reajuste de 65% no valor do passaporte e hoje ele está custando R$ 257,25. Se existe uma vantagem nisso, é que agora a validade do passaporte comum passou a ser de 10 anos.



Ainda há muita coisa que não sabemos, por exemplo, caso ainda estejamos morando fora do nosso país após 5 anos, como se dará o processo de atualização de passaporte.



Então é isso, tentei dar o máximo de informações necessárias, com detalhes, porque sei o quanto é importante para quem deseja retirar o passaporte.



Espero que tenham gostado e fiquem com o vídeo de quando retiramos os nossos!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EBF 2017 | Super Conexão | Preparativos

Pote das bênçãos - você conhece?

1000 inscritos no Youtube!